Resultados da Pesquisa AdSense Aprimorado

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mala Direta - A Verdade

Há algum tempo atrás, eu vi um anúncio numa revista que me pareceu interessante. Tratava-se de um negócio sobre malas diretas. Como dizem, a cuirosidade matou o gato, porém, esse gato do ditado nunca precisou trabalhar pra ganhar uns trocos, como eu. Então sem mais delongas vou contar em partes como a coisa aconteceu comigo.

1 - A Surpresa

Numa revista sobre novelas, eu vi o anúncio com os dizeres "precisa-se de envelopador e etiquetador de malas diretas". Eu peguei os dados e o telefone, que era (16) 3707-7777. Eu já tive uma decepção com a Herbalife, mesmo assim, resolvi ir mais adiante para descobrir qual era o negócio.

2 - O Primeiro Telefonema

Assim que recebi meu salário do mês, fui às pressas ao ponto de telefonia, para ligar e me informar. Eu fiz as perguntas (aqui na cor vermelha), e as respostas (escritas aqui em verde) que obtive foram essas:

Qual é o serviço?
R: A telefonista disse que eu deveria fechar e etiquetar malas diretas, o que "confirmava" o que estava descrito no anúncio da revista.

Quais são os ganhos?
R: Ela disse de aproximados 800 reais. Mais uma vez, conforme o anúncio.

E por cada envelope fechado?
R: Vinha explicado nos impressos que seriam mandados a mim. Aqui, já comecei a me lembrar da minha decepção com a Herbalife.

Como é feito o pagamento?
R: Via depósito bancário.

Como ganhar o notebook?
R: Atingindo a "metade produção". Foi perguntada qual seria essa meta. A resposta foi omitida pela atendente, ela disse que no folheto explicativo estava a resposta. Ou seja, deveria esperar a primeira carta da empresa para eu solucionar essa dúvida.

Qual o seu uso no trabalho?
R: Nenhum específico.

Se é necessário internet
R: Ela disse que não seria necessário.

Há algum outro pré-requisito?
R: Vem no folheto explicativo, foi o que ela disse.

Há algum investimento inicial a ser feito?
R: Essa pergunta seria respondida no folheto explicativo. A essas alturas do campeonato, eu já estava sentindo o cheiro de um rato, três ou quatro perguntas que não foram respondidas no telefone, já era algo pra eu começar a desconfiar do esquema.Também falo sobre isso mais adiante, tenha paciência e por favor, continue lendo.

Como já disse alguns parágrafos acima, a curiosidade matou o gato, eu passei meus dados e meu endereço para que maiores informações fossem passadas a mim. A atendente fez algumas pergutas, como a minha escolaridade, meu salário no emprego atual, quais eram meus sonhos de consumo, o que eu faria com 1.000 reais, entre outras coisas que não me recordo por agora. E as descobertas feitas por mim estão na próxima parte deste texto.

3 - A primeira carta

Depois de umas duas semanas, a primeira carta chega com um impresso em papel couché 90g, o título do impresso era "proposta de trabalho independente em casa".

Olhando mais adiante, havia uma folha chamada de "contrato de atividade independente". Na folha, estava escrito que "o valor dos materiais iniciais de trabalho e treinamento é de 99 reais e 99 centavos", esse valor seria dividido em 2 parcelas, uma de 39 reais e 90 centavos e a outra, de 60 reais, seria descontada no primeiro pagamento.

O que eu fiz? Mandei os 39,99. O que aconteceu depois? Leia o próximo parágrafo, e você saberá.

4 - A surpresa desagradável

Por conta inclusive da greve dos Correios, tive que esperar 3 semanas para esperar a resposta da empresa. E o que eles me mandaram? Uma revistinha de capa vermelha com 12 páginas, chamada de "Preparatório".

Lendo mais adiante a papagaiada, descobri sobre um valor que eu deveria desembolsar, de 86 reais à vista (a prazo, 96 reais), para entrar no negócio.

Conclusão: resolvi parar por aqui, era hora de ober respostas em outros lugares. Pesquisando na Internet, obtive minhas respostas. Respostas reais. Veja mais adiante o que descobri, bem como as dúvidas sobre o serviço, não sendo respondidas e sim REFUTADAS!!!

5 - A verdade

Aqui, vou falar, o que descobri, na minha pesquisa. Estas são as respostas que você JAMAIS obterá da dita empresa:

De onde vêm os ganhos?
R: Vêm das pessoas que se interessam pelo esquema das malas diretas. Parecido com o esquema da Herbalife, cujos lucros vêm dos distribuidores que se atrevem a comprar pelo menos 350 reais em produtos.

O que são as malas diretas?
R: São cópias do "contrato de atividade independente", cujo envio é de sua total responsabilidade.

Como esse trabalho é feito?
R: A teoria diz que você deve mandá-la pelos correios a outras pessoas, mas agora, me responde a uma pergunta: você conhece o endereço de 100 pessoas pra quem você possa mandar essas cópias do "contrato de atividade independente"? Com certeza sua resposta será "não". A empresa não manda nenhuma lista de endereços, aqui no meu bairro já tem alguém trabalhando nisso antes de mim, e acredite, o serviço de mala direta na mão dele, VIROU PANFLETAGEM!!! Ele deixou várias cópias desse "contrato de atividade independente" em várias casas daqui do bairro.

Você precisa vender alguma coisa?
R: Não, mas precisa convencer alguns "trouxas" como eu, a se interessar pelo negócio.

6 - A Conclusão Final

Esta é apenas uma versão do sistema da Herbalife, onde ao invés de encher seu armário com os remédios e suplementos da empresa do finado Mark Hughes, você enche sua gaveta com cópias de cartas que fatalmente acabarão virando panfletos. Bom, há outras utilidades práticas, mas não vou falar sobre isso aqui pra não deixar o blog escatológico demais.

Apêndice: Ferrando com o CD "Inteligência Artificial"

Parte em construção: Eu vou pesquisar sobre alguns dos e-books e demais materiais do CD que a empresa manda pro infeliz que desembolsar 96 reais pra cair nessa armadilha.