Resultados da Pesquisa AdSense Aprimorado

sábado, 29 de outubro de 2011

Por que é tão difícil consultar a situação no SPC pela Internet?

Se você já teve a curiosidade em querer saber a quantas estão sua situação com o SPC e teve a brilhante idéia de pesquisar no Google por sites que prestem essa consulta, deve com certeza ter encontrado muita dor de cabeça e até ficado em dúvida, se isso, no fim das contas, é possível ou não, certo? A coisa tende a ficar pior se contarmos os idiotas que colocam os termos "consulta grátis" em seus posts apenas para dizer pros "trouxas" que não tem jeito, desanimando qualquer um.
Para aqueles que de imediato perguntam "afinal, é possível ou não, consultar o SPC pela Net, já que eles têm um site?", a resposta é SIM e NÃO.
Inicialmente vamos deixar claro como a coisa funciona. O SPC é uma grande base de dados particular sobre inadimplentes (inacessível para o público, o que eu acho uma idiotice, pois se MEU NOME estiver lá, é claro que eu tenho o direito de saber o que tá acontecendo com ele), é acessível pela Internet, mas para isso, é necessário um login e senha. Para conseguir isso, o consultante (geralmente, as lojas que trabalham com vendas por crediário, carnê) paga por esse serviço ao SPC através de uma filiação.
Então, em miúdos, é isso. A consulta é feita pela Internet? SIM. É possível a pessoa consultar sua situação diretamente no SPC? NÃO, salvo no caso acima, ou ainda se a pessoa procurar o Sebrae, ou usuários no Mercado Livre que fazem a consulta pra pessoa, mas ela não sai de graça. Há outros sites e pessoas que fazem a consulta, mas essa também é paga, pois com certeza, eles têm uma filiação (o que significa que eles têm login e senha) e devem ganhar um troco com essas consultinhas.
Mas nem tudo está perdido (claro, já pensou, que decepção, você vem aqui e vê MAIS UM POST QUE TE FAZ PERDER AS ESPERANÇAS EM SABER SUA SITUAÇÃO SEM SAIR DO COMPUTADOR, você deve ter pensado). Abaixo eu passo alguns endereços que fazem essa consulta. O único inconveniente é eles não fornecem informações completas. Mas o fato de saber, se há uma pendência ou não, já adianta alguma coisa, né?
  • Check-Check - Do lado esquerdo, clique em "Verificar crédito", forneça seu CPF, na página seguinte, forneça os outros dados (RG, nome completo, RG).
  • Newcred - Serviço gratuito e pago. No caso do serviço gratuito, a consulta é feita fornecendo o nome completo, cidade e estado. Não considero o serviço gratuito muito preciso, pois ele não toma o CPF por base, somente no serviço pago.
À medida em que eu for encontrando novos sites, eu encaixo neste post. Se você souber de algo (tem que ser gratuito), me passa pelos comentários.

Nenhum comentário: