Resultados da Pesquisa AdSense Aprimorado

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

[Utilidade] HP Lixojet P2015

Faz algum tempo, adquirimos uma impressora HP Laserjet P2015. Pra quê? Aquela porcaria de impressora não dá controle na retícula como a 1200, 1300 e a 1350 faziam. Resumindo: a evolução da HP é igual ao progresso dos criacionistas. Para trás e sempre no mesmo nível.

Aqui eu trabalho usando o CorelDraw.
Qual não foi minha decepção ao configurar a freqüência de tela na guia PostScript para 30lpi e ver que resultou em nenhuma mudança?

Se você procurar com calma, vai encontrar vários tutoriais sobre como contornar o problema. Isso significa ter que fazer fogo com pedras lisas e lenhas ainda verdes.

Eu
tenho meu procedimento próprio. Não é fácil e nem tampouco rápido. Mas... Aqui vou publicá-lo na esperança de ajudar outros usuários que tiveram a mesma decepção que eu. Algumas observações a considerar:

1 - A impressora deve estar configurada para resolução máxima de 1200dpi, tanto no utilitário "HP Toolbox FX", mostrado na Figura 01, quanto nas propriedade da impressora no Windows, conforme Figura 02.

2 - Lembre-se. Este processo pode não ser a
dequado a todos os tipos de trabalho e pode também apresentar falhas, porém, ao fim do resultado, fica a certeza de que não receberá nenhuma mensagem de erro de impressão adicional.

3 - Em impressão de off-set, a porcaria da configuração padrão da impressora HP Lasejet pode ser mais do que o necessário para o trabalho em si. Você continua podendo imprimir separações normalmente, mesmo sem essa parafernalha que mostro abaixo, a única diferença é que você não tem, como já foi dito acima, o controle sobre a freqüência de tela. Mas se ainda sim, você ver que os pontos da retícula são fechados demais para sua gravadora de chapas, sobram-lhe duas alternativas:

a) Reduzir a resolução da impressora em 600dpi (tanto no Toolbox quanto nas propriedades da impressora no Windows);

b) Usar o m
eu tutorial abaixo.

4 - Estes procedimentos podem ser especificamente úteis em silk-screen. Sem mais delongas, vamos ao que interessa. O esquema começa aqui:

1 - Abra o arquivo a ser separado. No Corel 13, você pode separar tanto cores compostas (
quadricromia CMYK) quanto cores exatas (principalmente as Pantone), sem nenhum tipo de bug. Eu abri um para teste e eu mostro ele aberto na Figura 03. A separação será CMYK.

2 - Dê o comando "Imprimir" (clique no botão, vá na barra de menus "Arquivo" ou use o atalho do teclado "Ctrl+P"). A caixa de diálogo deve aparecer como na Figura 04. Na lista de impressoras, onde eu fiz um círculo vermelho na imagem, selecione na lista drop-down "Arquivo PostScript independente de dispositivo". Clique no botão Propriedades, e na caixa de diálogo que aparece (conforme na Figura 05), configure o tamanho de página para um tamanho um pouco maior do que o tamanho do gráfico a ser separado. Aqui, eu coloquei "A3" mas como você pode estar fazendo isto em um arquivo diferente do meu, pode ser que você precise de outro tamanho.

3 - Dado o OK, selecione no menu mostrado na Figura 06 a opção "Arquivo de chapas a separar". Serão criados 4 arquivos, cada um com uma das quatro cores. Dessa forma, fica mais fácil manipular os arquivos em separado.

4 - Faça suas configurações de layout na guia "Layout" de sua necessidade.

5 - Vá na guia Separações e faça todos os ajustes necessários. Configure as impressões sobrepostas e se quiser, marque a opção "Impressão sobreposta de preto sempre".

6 - Se você ativou a opção "Imprimir separações"na guia "Separações", todas as opções de marcas estarão selecionadas na guia "Pré-impressão". Destive todas elas. Elas serão ativadas quando as folhas forem impressas, mas não nos arquivos de impressão.

7 - Se quiser checar mais alguma coisa, fique à vontade. Não há muita coisa a fazer na guia "PostScript". Quando estiver pronto, clique no botão "Imprimir" e escolha um lugar para salvar os arquivos de impressão. Eu já tenho uma pasta chamada "Arquivos de impressão PostScript". Mostro isto na Figura 07.

8 - Agora, mande abrir os 4 arquivos que você criou. Mostro o arquivo da cor Ciano aberto em meu programa na Figura 08.

9 - Selecione todo o arquivo,
clique na barra de menus "Bitmaps" e clique em "Converter em bitmap". Deve aparecer a caixa de diálogo da Figura 09. Use a resolução de 1200dpi. O modo de cor deve ser "Tons de cinza (8 bits)". Deixe todas as outras opções DESMARCADAS conforme mostra a mesma Figura 09. O tamanho do arquivo da imagem convertida poderá ficar incrivelmente grande, mas no próximo procedimento, esse tamanho cairá.

10 - Você tem agora um bitmap em tons de cinza, mas ainda não está pronto pra ser impresso. Selecione essa imagem, vá na barra de menus "Bitmaps", vá no sub-menu "Modo" e clique em "Preto e branco (1 bit)". Veja a Figura 10 se tiver dúvidas.

11 - Veja a Figura 11. Na lista drop-down "Método de conversão", selecione "Meio-tom". Na lista drop-down "Tipo de Tela", selecione "Redondo". No campo "Graus", o número aqui deve ser de acordo com a cor da chapa que você está imprimindo. Confira a tabela que eu uso e que é padrão numa separação comum no CorelDraw:

Ciano - 15 graus
Magenta - 75 graus

Amarelo - 0 graus

Preto - 45 graus


A configuração de freqüência de tela que eu usei aqui pra exemplificar e que está sendo mostrada na Figura 11, é "35" linhas por "pol." e este número deve ser mantido e usado para todas as outras cores da separação. Se você precisa usar 35, 40, 60 ou 75, não importa o número, apenas se lembre que ESTE NÚMERO É O QUE DEVE SER REPETIDO EM TODAS AS CHAPAS OU TELAS.

12 - O método 11 deve ser feito em todos os arquivos. Feito isto, você pode finalmente imprimir as artes-finais na sua impressora, por mais porcaria que ela seja, e aliás, a minha É UMA PORCARIA... Configure as marcas de registro como quiser, faça os últimos ajustes que você precisar e imprima as folhas. Fim do tutorial. Aff... Se tiver dúvidas, escreva aqui.

4 comentários:

Paulo disse...

ótima solução Caio
valeu por partilhar com a gente!
eu também comprei uma porcaria da HP que não obedece ao comando de LPI.
um abraço
Paulo

Adriano Gama disse...

Maravilha!
Também agradeço a sua atitude de
compartilhar conosco este tuto!
Estava procurando isso faz tempo!

Precioso abraço
Adriano Gama

Unknown disse...

Muito bom mesmo eu gostei muito, eu tenho uma HP 1020 e me ajudou bastante Obrigado pela compartilhação do tuto



Abraços

Elias

Unknown disse...

amigo, tenho uma hp laserjet 1102w, daria pra imprimir usando esse mesmo processo? é para uso em silk...

obrigado